Edição: Profa. Viviane Maia
Professor Edward Madureira Brasil: sonho se torna realidade |
A solenidade de lançamento do canal foi realizada em frente à sede da TV UFG, no Campus Samambaia, e contou com a participação do reitor da universidade, professor Edward Madureira Brasil; além de diretores, coordenadores e chefes de unidades da UFG, parlamentares, comunidade acadêmica, imprensa e convidados. Na ocasião, também era comemorado os 49 anos de fundação da UFG.
A TV UFG vem com o compromisso de ser o primeiro canal de televisão realmente público e educativo do estado de Goiás. Para o reitor da UFG, é a realização de um sonho de mais de 40 anos. “Acredito que quem ganha com tudo isso, em um primeiro momento, é o público da grande Goiânia. E, muito em breve, todo o estado de Goiás, pois teremos uma TV de qualidade que certamente contribuirá com uma informação repassada de forma independente e transparente”, declarou.
Vale destacar que a UFG já tentou conseguir a concessão em outras três ocasiões, desde a década de 1990, porém o pedido foi negado. Por isso, a obtenção da concessão representa uma vitória para a comunidade da UFG e para a população de Goiás.
RTVE – O canal de TV tem como mantenedora a Fundação Rádio e Televisão Educativa e Cultural (RTVE), que apóia a UFG em ações voltadas para a área de comunicação, educação e cultura. O objetivo principal da RTVE é obter e manter um canal de televisão que ficasse a serviço da sociedade goiana, a partir do trabalho da UFG. Carlito Lariucci, diretor-executivo da RTVE, explica que a própria universidade não poderia receber a concessão por ser uma instituição federal e que por isso a RTVE é parceira da UFG nesse projeto.
Carlito Lariucci, diretor-executivo da RTVE ao lado da gerente da TV UFG, professora Rosana Borges |
Patrocínio cultural – A TV UFG tem como patrocinador cultural a Sociedade de Educação e Cultura de Goiás S/C LTDA – mantenedora da Faculdade Araguaia (Fara) e do Colégio Mega, que na solenidade de lançamento foi representada pela jornalista e professora Viviane Maia (foto abaixo), coordenadora de Comunicação Organizacional da Faculdade Araguaia e professora do curso de Comunicação Social da instituição.
Nesta parceria, a Fara oferece materiais e recursos para a produção e edição de programas para o novo canal e pode atuar juntamente com a UFG na divulgação e promoção das duas instituições de ensino superior. “Essa parceria representa uma oportunidade para a Faculdade Araguaia, no sentido de troca de experiência, e principalmente aos alunos de Jornalismo, que terão a oportunidade de participar de produções televisivas cooperadas entre as duas instituições”, destacou Viviane Maia.
Como será a transmissão – Conforme informações da Assessoria de Comunicação da UFG, o novo canal, associado à Empresa Brasil de Comunicação, deve retransmitir a programação da TV Brasil, além de programas de emissoras universitárias, compartilhados por meio da Rede de Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes), e programas locais ligados inicialmente à comunidade universitária, produzidos com entidades externas à UFG.
A sede da TV está no Câmpus Samambaia, onde está o estúdio gerador do sinal para transmissão. O sinal deve ser enviado ao Morro do Mendanha, na região Oeste de Goiânia, por meio de micro-ondas. Lá, a antena retransmite o sinal para a grande Goiânia em, aproximadamente, um raio de 40 km em torno da antena.
Mesa diretiva – A mesa diretiva da solenidade de lançamento contou com a presença do reitor, Edward Madureira; do vice-reitor Benedito Ferreira Marques; do diretor-executivo da Fundação RTVE, Carlito Lariucci; da gerente da TV UFG, Rosana Borges; dos ex-diretores da RTVE Nelson Cardoso Amaral, Nars Chaul e Luiz Signates. Ainda compuseram a mesa os deputados federais Pedro Wilson e Raquel Teixeira, o deputado estadual Mauro Rubem, que na solenidade representou a Assembléia Legislativa do Estado de Goiás; o secretário municipal de Comunicação, Lívio Luciano, representando o prefeito de Goiânia, Iris Rezende Machado; e o vereador Fábio Tokarski. Todos os pró-reitores da universidade acompanharam o lançamento, além de professores de diversos departamentos.