O uso da internet como ferramenta para a divulgação de informações facilita a circulação da notícia e ao mesmo tempo interfere na rotina de empresas produtoras dessas mesmas notícias. No momento em que se divulga algo, também se promove a instituição produtora dessa nota ou notícia.
Mas ao que percebemos, nem sempre é assim. A internet também contribui para que as pessoas façam cópias de algo já publicado sem que sejam dados os devidos créditos ao respónsável, seja ele um jornalista ou uma empresa.
Recentemente estourou uma briga entre a agência de notícias Associated Press e o site de pesquisas Google, que segundo a acusação, estaria cometendo crimes de direitos autorais por reproduzir manchetes e até mesmo parágrafos inteiros sem citar o Agência como responsável pelas notícias.
Isto configura mau uso de informação? Apropriação indevida da notícia? Foi uma atitude sensata? Até que ponto um ou o outro tem culpa? O que sabemos é que as rédeas já deveriam estar presentes desde o começo do avanço da internet. Mas tudo ainda pode ser discutido.
terça-feira, 8 de setembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário